Dia Nacional da Poesia


            Olá minhas amoras e meus amores tudo bem com vocês? Espero que sim. Mais uma semana que inicia e hoje o post é para falar de um dia que poucos lembram mas que vale ser dito. O Dia Nacional da Poesia....vamos ver?
O 14 de março foi declarado Dia Nacional da Poesia em homenagem a Castro Alves, um dos maiores poetas românticos brasileiros. Ele é autor de O Navio Negreiro e de muitos outros poemas célebres, muitos dos quais têm como tema a escravidão negra. Castro Alves foi um fervoroso defensor do abolicionismo.
Poesia é uma palavra que vem do grego e significa criação, fabricação. Há muito tempo, porém, essa palavra denomina a arte de escrever em versos. A definição de verso não é tão simples assim. A rima, entretanto, foi sempre muito usada e ela está ligada às origens da poesia, em tempos muito antigos, anteriores à existência da escrita. Naquela época, a rima tinha uma função muito específica, a de facilitar a memorização dos versos. Você já reparou como é mais fácil memorizar a letra de uma música, que em geral é rimada, do que memorizar um único parágrafo de uma notícia de jornal?
É bom lembrar que também existe um Dia Internacional da Poesia, o 21 de março. A data foi instituída pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, com o intuito de difundir e valorizar a poesia, uma arte que já ocupo um papel de mais prestígio na sociedade em tempos passados. Poesia não é somente aquela que se encontra nos livros. Convém lembrar que as letras musicais são poesia para ser cantada e, nesse sentido, a poesia se faz presente na vida de quase todas as pessoas.
Aliás, em música, é comum se falar em um gênero clássico ou erudito e num gênero popular. O mesmo acontece em poesia. No Brasil existe um gênero popular de poesia que foi muito difundido, especialmente no sertão do nordeste: a poesia de cordel.
Então, gostaram? Espero que sim....e viva a poesia =)
Beeijos de boa noite com carinho e açúcar...
M@h!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma reflexão sobre sentimentos....

Somos tão passageiros que, não somos, estamos!